O cancelamento do Festival Santa Música, que seria realizado neste domingo em Santa Teresa, dividiu as opiniões de moradores e frequentadores do bairro. O evento que, segundo os organizadores, reuniria perto de 40 mil pessoas para assistir às apresentações de 80 grupos formados por cerca de 400 músicos, foi embargado pela justiça por falta de documentação. A ação judicial foi movida pelo Ministério Público, acionado por cerca de 50 moradores insatisfeitos. Embora pudesse recorrer, a empresa RODA de Produção emitiu nota explicando porque decidiu não discutir.
Nas ruas e nos bares de Santa Teresa o que mais se ouvia eram lamentos do tipo: "onde já se viu um evento dessa importância deixar de ser realizado por causa de uma meia dúzia de reacionários". Na nota, entretanto, os organizadores dão exemplo de respeito e cidadania ao reconhecer que "a atmosfera de harmonia e de felicidade de todos os segmentos é requisito indispensável".
Não sei como seria realizado o festival. Todos os cuidados estariam sendo tomados para causar o mínimo impacto possível aos moradores do bairro, como se fosse possível uma comunidade de 40 mil habitantes receber 40 mil visitantes sem sentir. Mas é exemplar a decisão dos organizadores de não realizar o festival em respeito ao direito de uns poucos permanecerem em silêncio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário